Vereadores da Câmara Municipal de Araputanga realizaram, na noite de segunda-feira, dia 08, a primeira Sessão Ordinária do segundo semestre 2011. Havia expectativa de embate entre os vereadores em razão do clima de discordância do novo grupo político formado por cinco vereadores que compõem o Partido Social Democrático-PSD em formação no Estado.
Nos bastidores circulou a notícia que esse clima de discordância seria manifestado, no momento do Tema Livre. Todavia, para quem acompanhou os trabalhos a surpresa se deu pela rapidez e o clima de cordialidade entre os nove membros da Casa de Leis.
O tão esperado e temido Tema-Livre foi autorizado pelo Presidente Ilídio da Silva Neto às 19h23min. O primeiro a usar da palavra foi o vereador Valdemir Correia de Melo que falou sobre as indicações que fez, que de acordo com o vereador, vão beneficiar o povo da cidade. Correia pediu para recapear um pequeno trecho à Rua Amador Bueno com a máxima urgência. O vereador afirmou que indicou replantar árvores à Av. Mal Rondon, porque parte tem e, parte não tem árvore. Um tanto rouco o vereador lamentou, também, as condições (de abandono), da praça São José e pediu para que o Executivo, em particular ao Secretário de Obras, que olhe com mais carinho para a citada praça. Para correia é preciso que o secretário faça uma visita à praça para avaliar as condições.
O segundo a fazer uso do microfone foi o vereador Tony que gentilmente agradeceu ao público e cumprimentou o ex-senador Benedito Canelas. Em crítica velada Tony enfatizou que quase não tem feito indicações, porque quer que estas sejam atendidas e, por isso, indica em menor número a fim de possibilitar tempo suficiente para executá-las. Tony disse que recentemente fez reunião no bairro Cidade Alta e os moradores não pediram nada extraordinário, pediram apenas sinalização das ruas e, dirigindo-se ao Secretário de Obras, Senhor Júlio Maria, que se fazia presente no plenário, informou que esse pedido chegará à mesa do secretário.
Anunciando o que pode ser considerada uma nova postura, o vereador afirmou que as cobranças virão, a partir de agora, porque a Câmara e os cidadãos anseiam por mudanças e, para isso, os vereadores devem ajudar a buscar recursos financeiros. Assumindo tom de cobrança afirmou: “ Que fique bem claro minhas palavras, o mandato não acabou, o prefeito tem que trabalhar pelos quatro anos”.
Às 19h35min assumiu a palavra Paulo César Alves de Araújo, o Paulo Abrão que demonstrou satisfação com a presença do ex-senador. Dirigindo-se ao Secretário de Obras, pediu providências para molhar , com caminhão pipa, as ruas do bairro Cidade Alta. Intervindo indevidamente na fala do vereador, o secretário falou em alta voz “Falta caminhão”. Então Paulo Abrão inverteu o assunto e passou a parabenizar o Secretário Júlio pela atenção que tem dado para recuperar o asfalto das ruas do bairro São Sebastião.
Como seu colega Tony, Paulo justificou que não tem feito indicações e, voltando a dirigir-se ao Secretário, no plenário, pediu para que seja dada atenção à questão das “Casinhas, ao ginásio, obras que estão todas paradas”. O vereador ainda pediu que seja olhada a questão da quadra e do campo de futebol que o Secretário de Esportes, teria se responsabilizado em fazer, há mais de um ano e, até hoje não o fez, disse afirmando que a Secretaria de Esportes vai precisar da parceria da Obras com seu maquinário.